Brasília – Cerca de 9 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica vão participar, a partir desta quarta-feira (12), da Operação Albacora, um dos maiores exercícios combinados coordenados pelo Ministério da Defesa. Até o próximo dia 21, as Forças Armadas vão atuar em conjunto em áreas específicas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para defender a Bacia de Campos, importante região econômica do país.

Durante a Operação Albacora, a Marinha vai realizar exercícios anfíbios, controle de áreas marítimas, defesa de plataformas de petróleo e retomada de portos. O Exército vai atuar no lançamento de pára-quedistas, nas operações aeromóveis e nos treinamentos de guerra convencional. Já a Aeronáutica vai cumprir bombardeios estratégicos, resgate, transporte logístico, ataques a alvos terrestres e marítimos.

Além das atividades essencialmente militares, as Forças Armadas vão realizar ações sociais em diversos municípios das regiões abrangidas. Serão realizados atendimentos médicos e odontológicos, além de aulas de primeiros socorros e higiene.