O Vaticano divulgou na manhã desta terça-feira, 7, a agenda oficial do papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que vai de 22 a 28 de julho. Entre os locais que o pontífice visitará estão a comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, zona norte da capital fluminense e a Basílica Aparecida, em São Paulo – o Cristo Rendentor será visto apenas por sobrevoo de helicóptero. No dia 26 de julho, o papa terá um encontro com jovens presidiários no Palácio de São Joaquim, na Glória, zona sul do Rio.

Confirma a programação completa divulgada no site do Vaticano:

– O papa chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela presidente Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

– No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O pontífice se deterá por alguns minutos na sala presidencial do aeroporto, enquanto a comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.

– O papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o corpo diplomático e algumas centenas de convidados institucionais.