A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) mobilizou um efetivo de 3,5 mil homens para atuar na manifestação programada para esta tarde na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Nem todos estão neste momento no local, mas estão de prontidão, nos quartéis. A informação é do tenente-coronel PM Zilfrank Antero, chefe de Comunicação Social da Polícia Militar do DF. A PM fez um monitoramento das redes sociais, na internet, e trabalha com estimativa de presença de 40 mil pessoas.

O tenente-coronel disse ainda que a PM calcula que cerca de 800 manifestantes já estão concentrados agora entre o Museu Nacional de Brasília e a Biblioteca Nacional, a menos de dois quilômetros do Congresso. Segundo ele, a Polícia Militar manteve contato nos últimos dias com os organizadores do movimento e ressaltou que foi acordado que a manifestação seguirá até o espelho d’água em frente ao Congresso Nacional.

Informação do sargento Damião Quezado, da equipe de Comunicação do PM-DF, destaca ainda que estão destacados também dois veículos blindados, tropa de choque e reforço da cavalaria, que serão acionados se for considerado necessário. Sobre o fechamento das avenidas e vias de acesso, o sargento explicou que isso será realizado de acordo com a movimentação do protesto. “Se não estiverem quebrando nada, nem danificando patrimônio, apenas se deslocando, tudo tranquilo. Deixa manifestar”, disse o sargento.