O brasileiro Jean Azevedo acaba de completar uma das mais turbulentas etapas de todo o Dakar. Com o tempo de 3h18min19s, o piloto da Equipe Petrobras Lubrax foi o nono mais rápido no trajeto de 260 km entre Kayes (Mali) e Tambacounda (Senegal). Pela quinta vez consecutiva, ele permanece no mesmo ritmo dos dez primeiros colocados, e sua colocação na classificação geral – até ontem, ocupava a 34ª colocação ? deve mudar consideravelmente para melhor.

"O começo da etapa tinha uma navegação muito complicada, praticamente todos os ponteiros, como o próprio Coma, acabarm se perdendo. Eu mesmo me perdi um pouco também, mas em poucos minutos achei a rota certa", conta o brasileiro. "Quase todo o trajeto foi feito em estradinhas de terra, com uma quantidade enorme de poeria, tinha que tirar a mão, mal dava pra ver a trilha de tanta poeira, era perigoso andar rápido".

Após o inimaginável acidente do até então líder (e atual campeão) Marc Coma, competidores, organizadores e jornalistas ainda demoram para voltar à realidade e entender a nova situação da prova. O novo líder do Dakar é o francês Cyril Despres, que hoje marcou o melhor tempo do dia, com 3h00min56s. Ele foi seguido pelo sul-africano Tom Classen, com o americano Chris Blais fazendo o terceiro melhor tempo.

Na classificação geral, não obstante assistir ao abandono do antigo líder, Cyril Despres (campeão do Dakar em 2005) ainda pôde abrir mais de 35 minutos de vantagem para o agora vice-líder David Casteu, que fez apenas o 11º tempo do dia. Ontem, a diferença entre eles era de apenas 17 minutos. Faltando apenas duas etapas para o término da mais difícil e perigosa prova off road do mundo, as atenções se voltam para o duelo final entre os dois motociclistas franceses. O que fazer? Arriscar tudo e acelerar até o fim, ou manter a prudência e não repetir o erro de Coma?

Classificação geral após a 13ª etapa ? categoria Motos

1) Cyril Despres (FRA) ? 48h41min00s
2) David Casteu (FRA) ? a 35min28s
3) Chris Blais (EUA) ? 54min52s
4) Pal Anders Ullevalseter (NOR) ? a 1h30min37s
5) Helder Rodrigues (POR) ? a 2h21min00s
31) Jean Azevedo (BRA) ? a 9h53min42s (sujeito a alterações)