O secretário para Assuntos Estratégicos e presidente da Companhia de Informática do Paraná ? Celepar, Marcos Mazoni, apresentou o programa de software livre do Governo do Estado para funcionários da sede administrativa da Caixa Econômica Federal, em Curitiba.

O objetivo da palestra foi esclarecer o que é o software livre, suas vantagens, funcionamento, além de mostrar o que está sendo feito no Paraná. A criação da ferramenta de correio eletrônico, agenda e catálogo chamada Expresso, desenvolvida na Alemanha e adaptada pela equipe técnica da Celepar, a utilização da interface gráfica “Gnome” para os computadores dos Telecentros Paranavegar e dos laboratórios escolares foram alguns dos temas expostos.

Segundo o gerente de suporte tecnológico do Paraná, Rafael Alberto Schapinski, a organização está entrando no processo de migração em função do custo e da utilidade. “A palestra foi importante para incentivar os funcionários a começarem a utilizar o software livre”, disse.

A instituição já está definindo os sistemas que serão utilizados para a substituição do correio eletrônico, da parte de escritório, browser, páginas de Internet e Intranet.
Mazoni destacou a redução de custo sem o pagamento de licenças proprietárias, a utilização do Linux no mundo como, por exemplo, os efeitos especiais do filme Titanic, as parcerias com governos, empresas privadas e públicas, universidades e desenvolvedores independentes, a formação de suporte técnico qualificado, além do evento anual que acontecerá de 8 a 12 de novembro deste ano, em Foz do Iguaçu.

Na palestra estavam presentes representantes de várias filiais, técnicos de informática, gerentes e analistas.