O governo do Paraná, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a prefeitura de Campo Largo, realizam nesta sexta-feira, o 98º Encontro de Comércio Exterior ? Encomex.

O evento tem como objetivo estimular a participação do micro, pequeno e médio empresariado brasileiro no comércio internacional, mediante a transmissão de informações e atendimento personalizado sobre o funcionamento do intercâmbio comercial. Empresários de todo o Paraná terão espaço para oportunidades de negócios e aprendizado sobre novos mecanismos de apoio à exportação.

Segundo o coordenador estadual de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, a iniciativa irá agregar lideranças governamentais, institucionais e empresariais. ?A cada ano cerca de mil pequenas empresas passam a ingressar no comércio internacional?, explica.

Durante o ano de 2005, cerca de cinco eventos como este serão realizados, sendo o de Campo Largo o único no estado. Ainda segundo o coordenador, o evento também busca a descentralização e ocorre principalmente fora das capitais. ?É sem dúvida uma oportunidade única para quem deseja dar os primeiros passos para exportar?, conclui.

Membros

Em todo o Brasil, os encontros contam com o apoio de governos estaduais, prefeituras, federações de indústrias, Sebrae, Banco do Brasil, Caixa, Correios, BNDES, Finep, Inmetro, INPI, Associações Comerciais, CDLs, sindicatos, cooperativas e outras entidades de classe ou de caráter comunitário (Rotary, Lions Club, etc), além de veículos da imprensa e empresas.