Roberto Schmidt/AFP

O italiano Fabio Cannavaro, capitão da equipe italiana campeã na Alemanha-2006, será o encarregado de levar o troféu do Mundial ao gramado do estádio Soccer City de Johannesburgo, antes da final de domingo entre Holanda e Espanha, destacou a FIFA este sábado.

“Fabio Cannavaro o levará. O troféu estará no campo quando as equipes entrarem e será possível vê-lo e fotografá-lo antes da partida”, disse a organização.

Cannavaro, cuja equipe foi eliminada por surpresa na primeira rodada da África do Sul-2010, dará um “relevo” simbólico ao novo campeão, Holanda e Espanha, que conquistarão o título pela primeira vez.

O toféu permanecerá visível durante a partida entre os finalistas e será entregue, como é habitual, ao capitão da equipe vencedora, depois que os integrantes da equipe receberem a saudação das autoridades e um obséquio por seu sucesso.

Cannavaro foi o símbolo da ‘Nazionale’ campeã em 2006 e meses depois conquistou os principais prêmios individuais de melhor jogador do ano, Bola de Ouro e o FIFA World Player.