Com o apoio do Movimento Software Livre Paraná e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), a Itaipu Binacional promove nesta segunda-feira (29) e na terça (30) uma Install Fest, evento destinado à instalação de softwares livres nos computadores de interessados. Segundo a superintende de Informática de Itaipu, Marli Portella, a idéia é popularizar e incentivar o uso do software livre, desmistificar a idéia de que o Linux é difícil e complicado de usar e que existem alternativas em software livre de altíssima qualidade e confiabilidade.

O Install Fest também faz parte do programa de migração dos sistemas da binacional para software livre, iniciado recentemente. Com a instalação desses programas nos computadores pessoais de seus funcionários, a Itaipu acredita que está contribuindo para uma adaptação mais rápida dentro da própria empresa e no combate à pirataria.

A instalação dos softwares livres será feita por uma equipe especializada da Superintendência de Informática de Itaipu e colaboradores. Os interessados devem levar seus computadores até o local (gabinete ou CPU, teclado e mouse). Para a instalação, as máquinas devem contar com as seguintes especificações: processador de 300 MHZ ou superior, memória RAM DE 128 MB, disco rígido de 4 GB e drive de CD Rom.

A abertura do Install Fest acontecerá na próxima segunda-feira, 22, às 14h, no Espaço Cultural Profº Miguel Reale (rua Comendador Araújo, 551). Também serão oferecidos mini-cursos (dia 30, às 10 e 16h), com duração de aproximadamente uma hora, com noções básicas sobre o sistema operacional Linux. Os participantes podem contribuir com livros parta a biblioteca do Parque Tecnológico de Itaipu e com alimentos que serão doados a instituições de caridades.

Serviço
Install Fest
Dias 29 e 30 de agosto/2005 (abertura dia 29, às 14h)
Local: Itaipu Binacional (rua Comendador Araújo, 551)