Mais de 120 agricultores familiares produtores de café da região do Arenito estão sendo aguardados, na tarde desta quinta-feira, para o Encontro Regional, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Centenário do Sul.

O evento, que começa às 13 horas, é promovido pelo Governo do Paraná e Prefeitura Municipal. Abrange os cafeicultores dos municípios de Mirasselva, Prado Ferreira, Jaguapitã, Guaraci, Florestópolis, Porecatu, Cafeara, Lupionópolis e Centenário do Sul.

Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio de Souza Lopes, coordenador geral do encontro, a cafeicultura no Arenito tem características diferenciadas em relação ao cultivo em solo de basalto. ?A temperatura é mais elevada e a ocorrência de estiagens fazem com que a base tecnológica seja melhor tratada com os agricultores familiares, visto que o café é componente importante na renda da família?, assegura Lopes.

A programação do encontro contempla apresentações da realidade da cafeicultura regional, propostas de mudanças na tecnologia, organização dos cafeicultores, mercado e qualidade do café, além de um painel para apresentação de propostas voltadas ao desenvolvimento da cafeicultura do arenito.