Será inaugurada nesta quarta-feira (21) a Rádio Escola do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAADI) de Foz do Iguaçu. A rádio funcionará dentro da unidade e veiculará programas produzidos pelos próprios internos, como explica o coordenador dos educadores da unidade e idealizador do projeto, Valdomiro Gomes de Sousa. ?Pela manhã nós teremos o programa ?Bom Dia CIAADI? que fala sobre todas as atividades que são desenvolvidas dentro da unidade, e no período da tarde os internos trabalham na produção e gravação do programa?, esclarece Valdomiro.

A presidente do Instituto de Ação Social do Paraná, Thelma Alves de Oliveira, garante que o projeto está alinhado com a proposta do Instituto, que vê o adolescente como protagonista do seu desenvolvimento. ?O adolescente aprende, através de atividade prazerosas, a tomar iniciativas e a desenvolver habilidades que só contribuem para o seu bom comportamento na sociedade. Com a rádio ele vai poder exercitar essa iniciativa e rever sua posição no convívio social?, afirma Thelma.

A presidente lembra que a Secretaria do Trabalho e o IASP possibilitam e incentivam que cada unidade elabore projetos de acordo com as suas necessidades, para que isso ajude a desenvolver um trabalho eficiente de recuperação para os adolescentes. ?No caso de Foz do Iguaçu, eles acharam interessante o projeto da Rádio Escola?, explicou Thelma. Segundo ela, outras unidades têm interesse em hortos, e assim os interesses mudam conforme a região do Estado. ?O que nós fazemos é dar suporte para que cada unidade desenvolva as atividades a que elas mesmas se propõem?, diz.