Ensinar caminhos e evidenciar resultados. Esta é uma das propostas da administração municipal no que se refere ao desenvolvimento social de Umuarama. O Provopar ? Programa do Voluntariado do Paraná (Umuarama), após ter sido presidido pela primeira dama do município, Gesimary de Santi Azevedo deu início a uma nova política de inclusão social, onde o foco principal é ensinar caminhos ao cidadão e provar que ele tem capacidades e potencialidades. Ontem (27), o Provopar deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento social, com a inauguração oficial do Centro de Capacitação PAI I, onde também irá funcionar as instalações do Clube de Mães.

O evento aconteceu no início da noite, na sede do Centro de Capacitação à Avenida Castelo Branco (frente ao Parque Municipal dos Xetá), contando com a presença do prefeito Dr. Luiz Renato e a primeira dama do município, Dr. Geise, o presidente da Câmara Municipal de Umuarama; Antônio Milton Siqueira, o vereador; Adalberto Rigobello, a presidente do Provopar; Débora Ramalho e a vice-presidente da casa; Ilda Luiz, a presidente do Clube de Mães; Vera Lúcia Borges, o presidente da ARA (Associação de Recuperação de Alcoólatras), Walter Sucupira, o presidente da Acremu; Antônio Franson, o presidente da Sociedade Rural de Umuarama; Milton Gaiari, além de secretários e diretores da administração municipal, bem como a presença em peso da comunidade.

As instalações do Centro de Capacitação PAI I já vinham sendo utilizadas para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes como corte de costura, costura industrial, operadores de máquina, entre diversos outros, com atividades desenvolvidas por intermédio de programas de auto-inclusão do Provopar em parceria com o Clube de Mães. 

A presidente do Clube de Mães, Vera Lúcia Borges destacou a feliz parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da diretoria do Bem Estar Social. ?Hoje, estamos nos juntando ao Provopar neste novo espaço, denominado Centro de Capacitação, que irá proporcionar um número maior de pessoas atendidas, que certamente serão incluídas no mercado de trabalho, pois sairão daqui com capacitação?, disse Vera Lúcia.

Lembrando do importante trabalho iniciado por Dr. Geise enquanto esteve à frente do Provopar, a atual presidente da Casa, Débora Ramalho, enfatizou que este é mais um sonho realizado, com ações que estão repercurtindo diretamente na transformação social do município. ?Queremos agradecer a outro importante parceiro, o Dr. Luiz Renato, que sempre primou pela política de inclusão social?, destacou.

Para a primeira dama, Dr. Geise, o fundamental na vida não é para onde se caminha, mas sim, para onde se pretende chegar. ?E nós queremos chegar numa cidade organizada, que trabalhe arduamente em prol do desenvolvimento de seu capital social e humano.?, complementou a idealizadora da política de inclusão social que está mudando o município de Umuarama.

Para a primeira dama, este é o maior desafio do trabalho, tendo como meta ainda congregar diversas ações para abrir portas e caminhos aos cidadãos que não tiveram oportunidade de desenvolver suas habilidades. ?Queremos um desenvolvimento muito maior do que só ajudar de imediato. Que a semente possa germinar pelas bênçãos do grande pai?, finalizou a primeira dama.