O 1º Seminário Internacional de Gestão Ambiental Portuária, que será realizado entre os dias 8 a 11 em Paranaguá, tem na sua programação a participação de portos internacionais e organismos ligados à gestão ambiental, que irão tratar de temas relevantes à questão ambiental inserida na atividade portuária.

Entre os participantes, está o chefe de Gestão e Serviços de Segurança do Porto de Valparaíso (Chile), Franklin Castillo Diaz, que participará das discussões referentes ao Sistema de Gestão e Certificação Ambiental Portuária, onde apresentará o estudo de caso: ?Certificação do Porto de Valparaíso?.

?Farei uma exposição sobre a gestão do sistema, implementação e resultados. Também abordarei a integração entre os organismos do estado e a empresa privada aos processos e procedimentos de gestão. O propósito é de que, em conjunto, cumpramos a legislação aplicada e atendamos aos objetivos que propomos como uma empresa comprometida com a preservação do meio ambiente?, adiantou Diaz, que é oficial de Proteção da Instalação Portuária.

Esta é a segunda vez que o representante do porto de Valparaíso mantém contato direto com o Porto de Paranaguá. Em setembro do ano passado, durante visita à cidade de San Antonio, no Chile, tanto Franklin Castillo Diaz, quanto o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, mantiveram contatos sobre a relação porto e cidade portuária.

?A experiência de discutir sobre a interação cidade-porto foi muito relevante para nós. Em conjunto assumimos projetos que beneficiam o crescimento turístico imobiliário e a gestão marítima portuária. Ambos os aspectos são importantes para o desenvolvimento das nossas atividades?, comentou Castillo Diaz.

O estudo da ?Certificação do Porto de Valparaíso? será apresentado no segundo dia do evento, às 14 horas. O tema fará parte da Mesa de Debates, presidida por Carlos Santos Amorim Jr, presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e contará, ainda, com a participação do diretor da Ponta do Félix, Juarez Morais e Silva e de Celso Romero Kloss, da rede Paranaense de Metrologia e Ensaios.

?A importância em participar deste evento está em poder compartilhar a nossa experiência e em poder conhecer o que outros portos estão fazendo, nos permitindo incorporar as boas práticas ao nosso sistema?, informa ainda o representante do Porto de Valparaíso.

Para participar do Seminário, oito países convidados confirmaram presença: Alemanha, França, Chile, Portugal, Espanha, Uruguai, Venezuela e Bélgica. Promovido pela Chivas Produções para a Appa, o 1º Seminário Internacional de Gestão Ambiental Portuária acontecerá no Camboa Hotel.