Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que o País deve atingir auto-suficiência de petróleo, assim que entrar em operação a plataforma P-50, da Petrobras, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. "Eu espero estar lá para ver", disse o presidente. A Petrobras informou que a P-50 deve iniciar a prospecção de petróleo entre o fim de março e início de abril. As declarações do presidente foram durante a solenidade de assinatura do primeiro contrato da Petrobras para a compra de biodiesel.

Segundo a Petrobras, em janeiro a produção e o consumo doméstico, na casa de 1,8 milhão de barris/dia, empataram. A entrada em operação da P-50, porém, dará sustentabilidade a essa capacidade de suprimento. A capacidade de produção, quando a plataforma atingir o pico, será de 180 mil barris por dia.

Em seu discurso, Lula afirmou que ainda sonha em ver a Petrobras exportar muito mais do que exporta hoje. Pouco antes do discurso do presidente, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, havia dito que a expectativa é de que a estatal tenha um superávit, este ano, de US$ 3 bilhões. "Isso não é pouco, pois com a Nigéria e a Argélia temos um déficit de quase US$ 2 bilhões pela compra de petróleo", disse Lula.