O comércio está otimista com as vendas do Dia das Mães este ano. É o que revela a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial divulgada nesta segunda pela entidade. Segundo o levantamento, 47% dos empresários acreditam em um crescimento no volume de vendas – no ano passado este índice foi de 35%. A projeção daqueles que estimavam queda também melhorou. Este ano, 13% do empresariado espera redução no volume de vendas, contra o índice de 22% verificado em 2006. Entre os que projetam estabilidade, o porcentual também caiu, de 43% no ano anterior, ante 40% em 2007.

Por regiões, o Centro-Oeste do País lidera este ano no ranking de otimismo, segundo a Serasa, desbancando o posto que foi do Nordeste em 2006. A pesquisa mostra que 52% do empresariado do Centro-Oeste estima crescimento no volume de vendas, seguido por 49% dos empresários do Sudeste. A Região Nordeste ficou na terceira posição, com 48% dos entrevistados projetando crescimento para este ano. Na outra ponta, a Região Sul do País segue como a menos confiante, com apenas 40% de estimativas de alta.

Ainda de acordo com a Serasa, cresceu o otimismo entre as grandes empresas do setor, com 73% de respostas esperando crescimento em vendas para este ano. Em 2006, este porcentual foi de 62%. As pequenas, assim como no ano passado, continuam menos otimistas, com cerca de 40% do empresariado do comércio nacional acreditando em alta no volume de vendas.