São Paulo – Um manifesto em apoio a um sistema brasileiro de televisão digital será entregue nesta semana ao Senado e à Câmara dos Deputados pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). O texto pede a realização de consultas e audiências públicas para garantir um debate sobre o padrão a ser adotado.

Na avaliação do presidente do conselho, Marcos Túlio de Melo, a escolha do sistema de televisão digital é uma "decisão estratégica". "O que está em jogo não é apenas optar entre um dos três padrões estudados (americano, japonês ou europeu), mas de que tipo de TV o País precisa, contemplando as necessidades culturais, tecnológicas e sociais do Brasil", afirmou. Ele defendeu a necessidade de que, além de consulta a parlamentares, seja ouvida também a comunidade tecnológica brasileira.

O presidente do Confea ressaltou que interesses econômicos de emissoras ou de empresas de telefonia não podem estar acima do interesse nacional. Ele acredita ser "perfeitamente possível" a criação de um sistema brasileiro de TV digital.