A instalação de sistema de aquecimento no piso em pleno calor do verão pode soar estranho para alguns. Mas é justamente nesta época do ano que a procura "aquece" em função, também, do aumento no volume de reformas e construções. "Nos dias frios curitibanos o sistema já deve estar em pleno funcionamento", afirma o engenheiro Euclides Ciruelos, da Construtora Engemática, que recentemente inaugurou em Curitiba um showroom da Hot Floor, divisão especializada em sistemas de calefação de pisos.

De acordo com Euclides, o sistema de calefação de piso, muito utilizado em países frios, vem tendo grande aceitação no mercado nacional, principalmente no Sul do País, onde a temperatura é oscilante em todas as estações do ano. O sistema pode ser instalado sem qualquer restrição em qualquer tipo de piso: porcelanato, pedras naturais como mármore e granito, laminados e inclusive madeira. Ele lembra que o aquecimento de até 30 graus não interfere na qualidade do piso. Sua posição é ratificada pelo sócio-proprietário da franquia da indústria Porto Belo, em Curitiba, Ivan de Melo Dutra. "Os pisos cerâmicos, por exemplo, são produzidos a uma temperatura de quase 1.000ºC e os 30ºC do sistema de aquecimento não provoca nenhuma reação ao material", afirma.

O sistema aquece todo o ambiente de maneira uniforme, proporcionando uma sensação de conforto térmico sem queimar oxigênio, sem desperdício de energia e sem alterar a umidade relativa do ar. O engenheiro Euclides, que representa a tecnologia norte-americana Hot Floor, disse que o sistema é utilizado também para aquecer tampos de mesa e balcões em escritórios, consultórios e restaurantes.

Isolamento

No sistema Hot Floor, os cabos elétricos possuem duplo isolamento em silicone e são totalmente à prova de choques. Possui termostato individual automático que permite o aquecimento do ambiente na temperatura desejada, garantindo uma regulagem de até 30ºC. A instalação depende de estudo prévio, no qual são realizados cálculos de carga térmica, visando o melhor desempenho para cada ambiente. É feita diretamente sobre a laje, antes do contrapiso, indicada ainda na fase de construção ou em reformas. Entre as vantagens do sistema está o rápido aquecimento e a economia de energia que pode chegar a 38% em relação às despesas com aparelhos de ar-condicionado. "Em no máximo uma hora o ambiente está aquecido. Em espaços menores, como banheiros, este prazo cai pela metade", diz.

O sistema com tecnologia Hot Floor permite que cada ambiente tenha um projeto personalizado, com instalação independente, otimizando o orçamento e minimizando o consumo de energia elétrica. O custo de instalação oscila de acordo com a potência instalada, podendo variar entre R$ 80,00 e R$ 140,00 por metro quadrado.