Marcada para esta sexta-feira (3), em Londrina, a abertura oficial do Consórcio Social da Juventude ?Vida Nova?. A aula inaugural será dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Esta é a primeira edição do Consórcio na região e vai qualificar 700 jovens, dos quais 400 em Londrina, 150 em Arapongas e 150 em Apucarana. A meta é inserir, pelo menos, 30% dos participantes no mercado de trabalho.

O Consórcio Social da Juventude é uma ação do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com organizações não-governamentais. A iniciativa busca atender jovens de baixa renda com idade entre 16 e 24 anos e prepará-los para o primeiro emprego.

A Funtel (Fundação do Ensino Técnico de Londrina) é a entidade âncora do Consórcio. Durante o curso, os jovens terão a oportunidade de optar pelas oficinas de aperfeiçoamento em padronização de corte de carne de aves para exportação; princípios básicos da mecânica diesel; marcenaria; estamparia; arte finalista; teleatendimento; vendas; operador de supermercado (empacotador, operador de caixa e repositor) e fiação e costura.