Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam nesta terça-feira (07) um homem acusado de ser o líder de uma quadrilha que assaltava chácaras e residências em São José dos Pinhais. Elisandro dos Santos, 23, conhecido também como ?Xisto?, foi preso em Borda do Campo, escondido na chácara de seu pai.

?Hoje deflagramos uma operação para cumprir o mandado de prisão dele e mais seis mandados de busca e apreensão na região. Em janeiro prendemos Valdenir Donizete Miguel, um outro integrante da quadrilha, que nos deu pistas para chegarmos até este chefe da quadrilha?, disse o delegado do Cope, Rodrigo Brown de Oliveira.

As buscas foram realizadas em São José dos Pinhais nas colônias Malhadas, Murici, Roça Velha, Borda do Campo e em Curitiba, no bairro Boqueirão.

Segundo o delegado, o Cope investiga os assaltos que estavam acontecendo na região metropolitana desde dezembro. ?Com a prisão do primeiro, montamos um plano para pegarmos os outros integrantes. Os mandados de prisão e busca já tinham sido expedidos há duas semanas, mas esperávamos o momento certo para deflagrarmos a operação?, explicou o delegado.

Oliveira afirma que podem existir ainda mais três a quatro pessoas envolvidas. ?Vamos prosseguir a investigação para prendê-los o mais rápido possível?, disse.

Nos assaltos, os bandidos agem sempre encapuzados e abordam as pessoas da casa com violência. As vítimas são trancadas em banheiros e cômodos pequenos enquanto os assaltantes roubam a casa. A polícia acredita que eles estejam envolvidos em mais de dez assaltos na região. Uma das vítimas já reconheceu Santos como participante do assalto a sua residência no começo de janeiro.