A revista norte-americana de economia Global Finance voltou a apontar a Copel como a melhor empresa da América Latina na área de energia e serviços elétricos, levando em consideração os indicadores do ano de 2005. Entre os critérios utilizados pela publicação para classificar as empresas estão a receita, evolução do lucro, crescimento do valor de mercado, responsabilidade social, tecnologia e pesquisas, desenvolvimento de produtos e gestão administrativa.

O presidente da Copel, Rubens Ghilardi, recebeu com satisfação o comunicado da revista confirmando a premiação. ?Continuamos sendo a melhor empresa da América Latina em nosso setor na opinião imparcial de analistas e observadores especializados do mercado financeiro internacional consultados pela revista?, afirmou.

Para Ghilardi, os méritos dessa conquista cabem aos empregados da Copel, ?incansáveis no cumprimento da sua missão diária de consolidar a estatal como empresa de referência no setor em todos os critérios?, e, sobretudo, à orientação do governador Roberto Requião. ?Ele imprimiu à Companhia uma linha de ação voltada ao atendimento do interesse social, mantendo-a como patrimônio do povo do Paraná e devolvendo aos serviços de energia a condição de insumo para o crescimento econômico e de fator para a promoção humana, a inclusão social e o resgate da cidadania?, declarou.

A revista Global Finance circula há 18 anos e está sediada em Nova York. A publicação possui 50 mil assinantes e mais de 250 mil leitores em 158 países. Todos os anos ela promove uma análise para ordenar e classificar as melhores companhias do mundo em diversos ramos de atividade, avaliando-as segundo critérios que conjugam indicadores obtidos em diferentes dimensões da vida corporativa. Os prêmios serão entregues em novembro numa cerimônia em Nova York.