A Copel encerra esta semana em Cascavel, no oeste do Estado, o último de uma série de três eventos destinados à formação de gestores e auditores em eficiência energética. O objetivo é orientar os executivos e capacitar o pessoal técnico de empresas com elevado consumo de eletricidade para a adoção de medidas de combate ao desperdício. O curso está sendo ministrado no Copas Executive Hotel e vai ser encerrado às 17h30 desta sexta-feira (23).

Em todo o Paraná, a Copel está levando informações a cerca de 150 clientes industriais e comerciais com demanda contratada superior a 500 quilowatts em cursos regionalizados. O primeiro foi realizado no fim de julho em Maringá, dirigido a grandes consumidores das regiões norte e noroeste. O segundo aconteceu em agosto e reuniu em Curitiba clientes da Região Metropolitana, litoral e centro-sul. Com o evento em Cascavel, onde participam mais de 20 empresas estabelecidas no oeste e sudoeste, fecha-se o ciclo estabelecido pela estatal para este ano.

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Copel aprovado e homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica ? Aneel, que concentra amplo conjunto de ações destinadas a combater e reduzir o desperdício de energia. ?Temos o compromisso de orientar os clientes para que tirem o máximo proveito possível de cada quilowatt-hora utilizado?, afirma Jamilton Watanabe Lobo, gerente da área de Utilização de Energia da Copel. ?O uso ineficiente da energia elétrica é um mal que se traduz em custos adicionais para quem consome sob a forma de contas de luz maiores e também para a sociedade, já que a necessidade de investir na expansão da capacidade de atendimento do sistema elétrico irá pressionar as tarifas?, explica o gerente.