Cerca de 100 crianças da Escola Estadual Manoel Ribas, na Vila das Torres, antiga área de ocupação irregular no bairro Prado Velho, em Curitiba, aprenderam as principais regras de trânsito, brincando com o material entregue na blitz educativa realizada nesta quarta-feira (20), pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), em parceria com a Polícia Militar.

A atividade do Detran na Vila das Torres faz parte da ação promovida pelo Governo do Paraná para o resgate da cidadania e a inclusão social dos moradores da região. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Relações com a Comunidade e começaram a ser desenvolvidas, após a intervenção policial realizada em março deste ano na Vila das Torres.

Durante a blitz educativa, os alunos das 1.ª e 2.ª séries assistiram à palestra com um policial militar e receberam o material educativo que estimula o aprendizado por meio de brincadeiras. ?É importante orientar as crianças desta idade, porque elas ainda não têm noção dos perigos que correm no trânsito?, explica a coordenadora de Educação do Detran, Maria Helena Gusso. ?Com as orientações, conseguimos simular situações que podem ocorrer no dia-a-dia, prevenindo acidentes. Além disso, damos a elas noções importantes de cidadania e respeito às normas de trânsito e ao próximo?, afirma Maria Helena.

As blitze educativas são realizadas pelo Detran desde setembro de 2003, nas ruas e escolas de todo o Paraná. Nos dias 5 e 12 de maio, serão realizadas novas blitze educativas nas escolas da Vila das Torres.