Assistentes sociais do núcleo da Fundação de Ação Social (FAS) da Regional Bairro Novo passaram esta quarta-feira em pronto atendimento às famílias atingidas pela forte chuva verificada no inicio da noite desta terça-feira e que perdurou durante toda a madrugada. O bairro do Sítio Cercado foi um dos mais atingidos. Diversas casas, bem como a unidade de saúde 24 Horas foram prejudicadas.

Cobertores, roupas de cama e colchões estão sendo repassados às famílias. Funcionários do núcleo de saúde do distrito sanitário da Regional monitoram a área. Eles fazem avaliação dos locais mais atingidos e orientam os moradores sobre a higienização e a limpeza adequada das áreas alagadas, com a distribuição de soluções para desinfecção e prevenção contra doenças, como a leptospirose.

A administradora da Regional do Bairro Novo, Elci Sfredo, afirma que a prefeitura trabalha desde cedo para devolver a normalidade às áreas atingidas e, principalmente, recuperar a U.S. 24 Horas. "As pessoas podem buscar ajuda e informações em nossos núcleos de atendimento na Rua da Cidadania",informa Elci.

A assessoria técnica da administração da Regional do Bairro Novo explica que os pontos de alagamento foram ocasionados devido à obstrução das caixas de captação de água. Funcionários da prefeitura já estão trabalhando para desobstruir e efetuar a limpeza das galerias nos locais mais atingidos.

Instalações

A unidade de saúde 24 Horas ficou sem energia elétrica. O atendimento aos usuários foi interrompido e a previsão é que voltaria ao normal ainda na noite desta quarta-feira.

Funcionários trabalham na limpeza da unidade e orientam as pessoas que precisarem de algum tipo de atendimento de urgência e emergência para procurar assistência nas unidades de saúde Boqueirão 24h e Fazendinha 24h, as mais próximas ao Sítio Cercado.

Outra opção é ligar para serviço do SAMU, telefone 192. Os médicos do SAMU podem prestar atendimento, nos casos de urgência e emergência, e orientar os usuários sobre outros serviços de saúde disponíveis.