Entre esta segunda-feira (12) e domingo (18) acontece em todo o Brasil a 12ª Semana de Museus, com o tema “Museus: as coleções criam conexões”. A temporada de eventos, que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), terá exposições, seminários, oficinas, ações educativas, visitas mediadas, exibição de filmes e espetáculos em diversos espaços em Curitiba.

O tema da edição deste ano segue o mote definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). A escolha para 2014 lembra que os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas ao redor do mundo.

Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data. A edição 2013 da Semana Nacional de Museus envolveu mais de 1,2 mil museus e contou com 3.910 eventos em 535 municípios brasileiros.

Destaques

Nesta segunda-feira, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR promove oficina de pesquisa arqueológica para difundir conhecimentos práticos e teóricos relacionados ao tema. Também nesta segunda, a Casa da Cultura Polônia Brasil promove palestra sobre gestão de projetos na área cultural. Na terça-feira (13), o Museu da Imagem e do Som do Paraná recebe os cineastas Rafael Urban e Larissa Figueiredo para uma conversa sobre coleções e colecionadores vistos pelo cinema que será seguida de exibição de documentários.