A região da Grande Curitiba, assim como todo o Paraná, segue com alerta laranja de tempestade até meia noite desta quinta-feira (15). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado pode ser atingido por chuvas de até 60 mm/h, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo entre esta tarde e a quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República.

O alerta, de nível laranja – segundo mais grave em uma escala com três níveis –, vale também para o estado de Santa Catarina e para a região norte do Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Simepar, a temperatura máxima em Curitiba deve chegar aos 31 graus entre 14 e 16 horas.

+ Leia mais: Motoristas infringem a lei ao cruzar o canteiro central na Linha Verde, pra fugir dos congestionamentos

Conforme explica o Simepar, a mudança nas condições do tempo ocorre por causa da chegada de uma frente fria que avança pelo sul do país, e que deve se intensificar no Paraná já na manhã desta quarta-feira (14). “A mistura do tempo abafado dos últimos dias com a umidade do ar colabora para a instabilidade. Além dos ventos, a chuva deve aparecer em várias regiões do estado, principalmente no oeste, noroeste e centro-sul, incluindo a capital e o Litoral”, explica Fernando Mendonça Mendes, meteorologista do Simepar.

Mendes ainda ressalta que os ventos podem mesmo ultrapassar os 50 km/h em vários locais. Segundo ele, também há previsão de pancadas de chuva com trovoadas. A boa notícia é que a partir da tarde de quinta-feira a frente fria dá uma trégua e o sol pode aparecer entre nuvens. A instabilidade deve diminuir e as temperaturas devem se manter mais amenas entre a tarde de quinta e a sexta-feira (16). “O problema é que uma nova frente fria chega ao Paraná logo em seguida, já a partir do fim de sexta-feira. Nesse caso, a possibilidade de temporais é menor porque o tempo estará menos aquecido, mas a instabilidade volta já a partir de sábado (17) ao estado”, alerta o meteorologista.

+ Leia mais: Saiba detalhes de como será o espetáculo de Natal do Palácio Avenida neste ano!

Em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, que ficam na região Leste do estado, o aumento da instabilidade com a nova frente fria deve ser mais sentido a partir de domingo (18). O que não impede o aparecimento de chuva já no sábado nessas regiões. “Podemos dizer que a instabilidade será constante, mas com janelas de tempo bom na sexta e no sábado”, prevê o meteorologista do Simepar. De acordo com o Simepar, o pico das temperaturas máximas entre a quinta-feira e o domingo deve variar entre 22° C e 25° C. Uma queda ligeiramente brusca em relação aos 30° C previstos para quarta.

Litoral

Nas praias do Paraná, a dinâmica do tempo se mantém parecida com a da capital. A diferença, como de costume, é a maior presença de umidade que pode ocasionar mais chuva do que em Curitiba. As temperaturas também devem cair até o feriado da República. Para se ter uma ideia, a amplitude térmica em Guaratuba entre a quarta-feira e a quinta pode chegar a quase 7° C. Segundo o Simepar, enquanto na quarta os termômetros devem marcar máxima de 32° C na região, na quinta-feira a previsão de máxima cai para 25°C.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Corpos de primos que estavam desaparecidos são encontrados na região de Curitiba