A temperatura em Antonina, no Litoral do Paraná, chegou aos 43,9°C nesta sexta-feira (14), repetindo o calorão que fez na quarta-feira (12) e registrando a temperatura mais alta do ano até agora na cidade. Só que desta vez, a sensação térmica chegou a incríveis 65,5°C, um verdadeiro forno. Em Curitiba, os termômetros chegaram a 33°C, mas a sensação térmica não foi maior que a temperatura real.

+ Leia mais: Homem morre carbonizado após fogo queimar casa na região de Curitiba

O meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Instituto Simepar, explica que o mais correto é chamar essa sensação térmica de índice de calor, que leva em conta alguns elementos meteorológicos como vento, temperatura e umidade. “A sensação térmica é subjetiva. Às vezes, se eu tenho vento, pode ocasionar uma sensação de estar mais quente do que o normal, por que está circulando mais ar quente”, explica.

Segundo ele, esses elementos meteorológicos influenciam de modo variado na sensação térmica, que varia de pessoa para pessoa. Se o termômetro está marcando 40°C, um indivíduo pode estar morrendo de calor e o outro não.

Para medir a temperatura do ambiente, o Simepar utiliza um medidor que fica à sombra e a dois metros do chão. “Por isso, dizer que fez 44°C em Antonina é porque realmente fez muito calor”, afirma Mendes.

Leia mais: Pirata em Curitiba? Conheça a história de Zulmiro e do tesouro escondido

Ele explica também que os termômetros de rua, esses que ficam no sol, acabam marcando uma temperatura que está mais próxima de um índice de calor do que de uma temperatura real. Nesta quarta-feira, o termômetro de rua próximo ao Estádio Pinheirão, em Curitiba, por exemplo, marcava 37°C.

Fim de semana

A massa de ar aquecido que está sobre o Paraná deve continuar no fim de semana, por isso o sábado deve ser de muito calor em todas as regiões do estado. Isso também permite que ocorram chuvas isoladas devido ao forte calor. As chuvas podem vir acompanhadas de raios e ventos moderados e fortes, o que deve dar uma aliviada no calor forte dos últimos dias. O tempo fica assim no domingo e na segunda.

+ Leia mais: Shihtzu, Poodle, Lhasa são apreendidos em Curitiba. Todos vão pra adoção!

Em Curitiba, a previsão é que os termômetros oscilem entre 17°C e 33°C no sábado. Já no domingo, de 17° a 26°C, dando uma aliviada no calorão por causa da chuva. Em Antonina, amanhã fará 39°C de máxima e 30°C no domingo.

Fim de semana de forte calor também no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná. Em Paranavaí, os termômetros chegam a 36°C no sábado e 33°C no domingo. Em Jacarezinho faz 35°C no sábado e 31°C no domingo. Já Londrina terá 34°C de máxima no sábado e 31°C também no domingo.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Assista e não perca! Último final de semana do Natal do Palácio Avenida