A Tribuna noticiou há cerca de dez dias sobre a insatisfação dos usuários do Terminal Roça Grande, em Colombo, na região de Curitiba. A população reclamava dos ônibus lotados após mudanças nas linhas. Houve até protesto. Nesta terça-feira (28), o governo do Estado informou que a partir de sexta (1.º), serão iniciados os ajustes para melhorar o sistema de transporte do terminal.

Segundo o informe, as alterações foram decididas na sexta-feira (24) em reunião da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) com vereadores e moradores de Colombo.

Haverá maior atendimento das linhas S14-Ana Rosa e S15-Santa Tereza nos dias úteis, no pico da tarde, que passará a ser a cada 15 minutos – antes era de 20 minutos na S14-Ana Rosa e de 18 minutos na S15-Santa Tereza.

No pico da manhã continua a oferta de ônibus a cada 15 minutos. No entrepico, das 9h às 16h, também haverá melhora no atendimento que será a cada 30 minutos – antes era a cada 40 minutos.

Outra mudança será após as 20h30, quando os bairros Santa Tereza e Ana Rosa serão atendidos pela linha S18-Circular Ana Rosa-Santa Tereza. Com esta alteração, o atendimento que hoje é de 40 minutos passará a ser a cada 30 minutos. Estes horários estão sincronizados para que os usuários possam fazer integração com a linha para o Terminal Guadalupe reduzindo assim o tempo de espera no Terminal Roça Grande.

A linha B72-Ctba/Colombo (Rod. Uva) terá alteração a partir das 20h, nos dias úteis. A partir deste horário até as 00h45 os usuários passarão a ser atendidos pelas linhas S01-Roça Grande/Guadalupe (operada com ônibus articulado) e S19-Sede/T. Roça Grande

Essa mudança melhora a oferta de ônibus que passa a ser a cada 30 minutos – antes, através da B72-Ctba/Colombo, era a cada 45 minutos, no período da noite. Também neste caso os horários estarão ajustados para reduzir o tempo de espera no Terminal Roça Grande.

Fim de semana

Aos sábados, também haverá mudanças nas linhas S14-Ana Rosa e S15-Santa Tereza. No pico da manhã o atendimento será a cada 25 minutos. Depois, das 9 às 19h, a cada 30 minutos. A partir das 19h os usuários passarão a ser atendidos pela linha S18-Circular Ana Rosa-Santa Tereza, a cada 40 minutos, em conexão com os horários da linha troncal S01-Roça Grande/Guadalupe.

Também aos sábados, a partir das 19h, os usuários da B72-Ctba/Colombo (Rod. Uva) serão atendidos pelas linhas S01-Roça Grande/Guadalupe e S19-Sede/T. Roça Grande, que terão partidas a cada 40 minutos, sendo programada a conexão entre as linhas.

Desde domingo (26), a pedido dos moradores, a ligação entre os dois bairros da linha S18-Circular Ana Rosa-Santa Tereza mudou seu itinerário e deixou de passar por uma rua sem residências. A sugestão foi apresentada na reunião do dia 24 de junho e acatada pela diretoria da Comec.