A calçada de vidro da Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, vai ganhar um novo sistema de exaustores para facilitar a visualização do caminho histórico próximo ao marco zero da cidade. A instalação do equipamento começou a ser feito pela prefeitura terça-feira (2), que também anunciou que vai trocar o vidro ao longo do próximo mês.

+ Leia mais: Conheça o ônibus 100% elétrico que já está em teste em Curitiba!

No fim de setembro, a reportagem mostrou a situação de abandono com a calçada, que estava tomada pela sujeira e umidade, impedindo que as pessoas visualizem o piso original da praça, datado da segunda metade do século 19. Até um gato foi flagrado circulando pelo caminho histórico que deveria ser preservado. Na ocasião, a própria prefeitura explicou que o problema acontecia porque o sistema de ventilação havia sido danificado por moradores de rua há quase um ano e meio.

Equipamento reposto dissipa a umidade que impede a visualização do calçamento histórico. Foto: Pedro Ribas/ Divulgação SMCS
Equipamento reposto dissipa a umidade que impede a visualização do calçamento histórico. Foto: Pedro Ribas/ Divulgação SMCS

De acordo com o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil, a pasta já estava estudando e testando soluções para essa situação há algum tempo. O sistema de ventilação foi danificado por moradores de rua há cerca de um ano e meio, o que deixava o vidro embaçado.  Agora, um novo sistema de exaustores começou a ser colocado. Com ele, será possível dissipar a umidade e impedir que o vidro fique embaçado.

+ Leia mais! Diretores de sindicato suspeitos de desviar dinheiro de funcionários!

A instalação começou na tarde de terça-feira e deve se estender por mais alguns dias, dependendo das condições climáticas. A prefeitura anunciou ainda que vai fazer um novo controle de vegetação na área sob o piso de vidro.

O piso de vidro também vai ser trocado em breve. De acordo com a administração municipal, a substituição está prevista para acontecer em cerca de um mês.

O que há embaixo dos vidros?

O calçamento histórico da Praça Tiradentes foi encontrado por uma equipe de arqueólogos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2008 durante uma obra de revitalização no local. Segundo os pesquisadores, a estrutura faz parte do calçamento da primeira urbanização da cidade.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Ponto turístico com uma vista deslumbrante está completamente abandonado