O motorista de um caminhão carregado com 9,6 toneladas de papel higiênico precisou utilizar a área de escape na BR-376 na terça-feira (2), na descida da Serra do Mar em Guaratuba, Litoral do Paraná. As câmeras de monitoramento flagraram o momento em que o veículo precisou deixar a pista para evitar um possível acidente. O vídeo foi divulgado no Twitter da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho entre Curitiba e o Litoral do Paraná e de Santa Catarina. O motorista não saiu ferido.

+ Leia mais: Carro dos Flintstones é usado em protesto bem-humorado contra preço da gasolina no Paraná

Segundo a Arteris Litoral Sul, após perceber falha nos freios no km 664, o condutor seguiu a sinalização e só foi parar 3 km depois. Após a frenagem em uma área pretegida, o caminhão percorreu 88 metros adiante. O trecho é o mesmo que o ônibus do time de futsal de Umuarama tombou e matou duas pessoas no começo de julho.

Essa área de escape foi inaugurada em 2019, e desde então 165 vidas foram salvas com 90 atendimentos.

Veja o vídeo do “quase acidente”

Área de Escape

As áreas de escape são recursos de emergência e são destinados aos veículos pesados que por algum motivo precisam parar imediatamente para evitar um acidente na região de Serra do Mar. No trecho que liga Curitiba ao litoral e a Santa Catarina, pela BR-376, são dois espaços que já evitaram ao menos 309 colisões, salvando 460 vidas. Uma das áreas foi instalada em 2019 e contou com testes feitos por pilotos profissionais.

A construção desses espaços  é uma solução de engenharia indicada para trechos com fortes declives. A combinação entre falta de manutenção em veículos associada a imperícia de condutores, excesso de velocidade e não utilização de freio motor, faz com que veículos pesados se transformem em verdadeiras “bombas-relógio”, sem controle a partir da perda de freios em descidas de serras.

Uma colisão em descida é semelhante a uma bola de boliche que vai arrastando tudo e dependendo da carga que o caminhão transporta, o risco passa a ser ainda maior. Diante desse cenário, as áreas de escape surgem como importante recurso de emergência.

Pantanal

Zuleica não aceita morar na fazenda com os filhos

Além da Ilusão

Davi expulsa Iolanda de casa

Novidades da Netflix

Filmes e séries que chegam à Netflix nesta semana

Estreia da semana

5 curiosidades sobre “O Telefone Preto”