O Complexo de Saúde Erasto Gaertner, por meio do seu programa Conscientizar +, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná (SBD-PR) lançam em parceria uma série de ações de conscientização para a campanha Dezembro Laranja. A mobilização incentiva a prevenção e o combate ao câncer de pele e chama atenção para o aumento da incidência da doença durante o verão.

Com o mote “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, o movimento encampado pelas duas das instituições mais importantes do Brasil no combate à doença traz um “alerta laranja” para a volta dos brasileiros às praias e piscinas e estimula o uso do filtro solar  como produto protetor contra a radiação.

No dia 11 de dezembro, o Colégio Positivo promove um grande concerto natalino em frente ao pavilhão de exposições do Parque Barigui, com atrações internacionais e previsão de reunir mais de 2 mil pessoas ao ar livre. O local foi referência na vacinação contra a covid-19 durante toda a pandemia.

Na ocasião, por meio de uma parceria com a La Roche Posay, a SBD-PR e o Programa Conscientizar + vão distribuir protetores solares ao público presente.

Prédios iluminados

Praça do Japão iluminada de laranja. Foto: Pedro Ribas / SMCS

Como resultado do engajamento das instituições, a Assembleia Legislativa do Paraná deixará seu prédio iluminado de laranja. Outros pontos turísticos também vão aderir à iniciativa e ganhar “as luzes da prevenção”.

Em Curitiba, as unidades Colégio Positivo – Jardim Ambiental, Colégio Positivo – ngelo Sampaio, Colégio Positivo – Hauer, Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista estarão iluminadas de laranja durante todas as noites do mês de dezembro.

Live

No dia 3 de dezembro, o Complexo Erasto Gaertner realizou, na sede da Celepar, uma live para informar a população acerca do diagnóstico precoce do câncer de pele. O evento contou com a participação especial da presidente da SBD-PR, Paula Xavier Schiavon. Veja como foi no player abaixo.

Cuidados

Pessoas de pele e olhos claros estão mais vulneráveis à ação dos raios solares, porém todas as pessoas estão susceptíveis ao câncer de pele. Dentre as causas e riscos para o problema, destaca-se a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger do câncer de pele, o chefe do Serviço de Pele e Melanoma do Hospital Erasto Gaertner, Leandro Carvalho Ribeiro, dá algumas dicas importantes:

  • Evite exposição solar prolongada entre 10h e 16h;
  • Procure lugares com sombra;
  • Use acessórios adequados em dias de sol, como roupas, bonés, óculos com proteção contra raios UV, sombrinhas e barracas;
  • Aplique filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 ao se expor ao sol (ou mesmo na sombra) e reaplique após o banho de piscina ou praia;
  • Use filtro solar próprio para os lábios.