Sem receber vacinas BCG para abastecer todos os postos de saúde de Curitiba, a prefeitura estabeleceu um cronograma temporário de vacinação, que começa nesta terça-feira (6). Segundo informações da administração municipal, a vacinação ficará concentrada em 14 unidades, que vão ofertar a dose em dias específicos da semana.

De acordo com a prefeitura, a decisão de concentrar a aplicação nas unidades é para otimizar o uso das vacinas, já que o Ministério da Saúde estaria finalizando o período de análise de lotes comprados de um novo fornecedor. A ideia seria reunir a vacinação em pontos estratégicos, para facilitar o acesso e garantir as doses para as crianças até que os novos lotes sejam recebidos.

A vacina

A vacina BCG protege contra a tuberculose e é indicada em dose única. Em Curitiba, é habitualmente aplicada no primeiro mês de vida, mas pode ser feita posteriormente. A população prioritária para receber a vacina são crianças de até um ano de idade. Mas ela pode ser tomada com a mesma eficácia de proteção até os 4 anos de idade.

Cronograma de vacinação da BCG em Curitiba

Unidade de Saúde – Dia da semana – horário

Sambaqui – Segunda-feira – 12h às 18h

Atuba – Terça-feira – 10h às 16h

Augusta – Terça-feira – 10h às 16h

Parolin – Terça-feira – 10h às 17h

Pilarzinho – Quarta-feira – 10h às 16h

Moradias da Ordem – Quarta-feira – 8h às 16h30

Salgado Filho – Quarta-feira – 10h às 16h

Waldemar Monastier – Quarta-feira – 10h às 16h

Barigui – Quinta-feira – 10h às 16h

Ipiranga – Quinta-feira – 10h às 16h

Mãe Curitibana – Quinta-feira – 10h às 16h

Santa Quitéria – Quinta-feira – 10h às 17h

Santa Felicidade – Sexta-feira – 10h às 16h