A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta segunda-feira (7) a relação dos aprovados na primeira fase do Vestibular 2016-2017 da instituição. Os classificados farão as provas da segunda etapa do processo seletivo nos próximos os dias 27 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 28 de novembro (Provas de Habilidades Específicas). O comprovante de ensalamento para esta fase será disponibilizado no dia 23 de novembro.

CONFIRA A LISTA DOS APROVADOS!

Neste ano, a UFPR apresenta algumas novidades em relação aos resultados do vestibular. A primeira delas refere-se à lista dos aprovados, que é dividida por categoria de concorrência (cotista e não cotista).

Assim, ao invés de uma relação única, os aprovados em cada curso estão divididos em cinco listas, uma para cada categoria de inscrição: pretos, pardos, indígenas, candidatos com vulnerabilidade econômica (até 1,5 salário mínimo por integrante da família) e concorrência geral.

“A partir da designação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que elaborou uma resolução disciplinando o processo de validação da autodeclaração, também foi estabelecido ampla divulgação das inscrições por categoria. Quem optou por concorrer pelas cotas foi informado no momento da inscrição de que a publicidade [do resultado] se daria dessa forma”, explica coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli.

Para o coordenador, esta forma de divulgação dos resultados garante maior transparência a todo o processo. “Se alguém da comunidade conhecer um aprovado e souber que ele não se enquadra na categoria em que se inscreveu, este candidato pode vir a ser denunciado e, mediante esta denúncia, isso será investigado. É uma forma de trazer mais segurança tanto para a universidade quanto para a sociedade”, ilustra Belli.

Segunda fase

Outra novidade do Vestibular 2016-2017 da UFPR é a possibilidade de o candidato ter acesso à correção da prova discursiva, na segunda fase.

A universidade irá disponibilizar, por meio do portal do Núcleo de Concursos, os critérios avaliados e o resultado obtido por cada vestibulando, que poderá, inclusive, apresentar recurso à avaliação.