Contribuintes que têm créditos a resgatar no programa Nota Curitibana poderão utilizar os valores para novos fins. A Secretaria Municipal de Finanças pretende liberar o dinheiro para que sejam feitas recargas do cartão transporte da Urbs e para o pagamento de aplicativos relacionados à mobilidade (como os de transporte individual de passageiros e de locação de bicicletas e patinetes).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com o secretário Vitor Puppi, o setor de Finanças do município está “em fase de desenvolvimento de sistemas junto com algumas operadoras. Vamos fazer um chamamento público para aquelas que estejam interessadas em participar”, detalhou o representante financeiro da cidade. A nova fase do Nota Curitibana será encaminhada à Câmara Municipal dentro das próximas semanas e precisará da aprovação dos vereadores.

+Leia também: Liminar suspende processo que barateia financiamento de veículos no Paraná

O objetivo da mudança, segundo o secretário, é expandir o programa para garantir novos incentivos ao contribuinte. “Se o cidadão curitibano pediu nota fiscal e quer andar de ônibus, de Uber, ele vai poder usar o crédito do Nota Curitibana para pagar esse serviço”, afirmou Puppi, ao defender a medida também como fomento a atividades que desafoguem o trânsito da cidade.

Hoje, os valores resgatados por quem pede o CPF na nota ao pagar por serviços na cidade são destinados apenas ao abatimento do IPTU, com limitação; os créditos do programa podem quitar no máximo 30% do imposto devido. Conforme dados do município, 20.656 cidadãos usaram créditos do Nota Curitibana desde a criação do programa, em março de 2018, com abatimento de quase R$ 1 milhão. Rendem resgates na modalidade municipal as notas emitidas no pagamento pela prestação de serviços como estacionamentos, cabeleireiros, oficinas mecânicas e escolas particulares.

Reabertura de UPA e inauguração de cinema farão parte de comemoração de aniversário