Com a entrega de novas doses da vacina contra a covid-19 nesta segunda-feira (14), Curitiba avançará com a imunização de mais duas faixas etárias da população, de 54 e 53 anos completos. Professores da educação básica e também do ensino superior também são vacinados (confira a lista completa abaixo).

Nesta terça-feira (15), serão vacinados moradores da cidade com 54 anos completos e, na quarta-feira (16), será a vez do grupo de 53 anos completos. O atendimento será dividido por dia e idade, em qualquer um dos 17 pontos de vacinação da cidade.

LEIA TAMBÉM:

>> Confira o calendário de vacinação anticovid na RMC e Litoral nesta terça-feira

>> Vacina da AstraZeneca dá reações? Causa trombose? É segura? Tire todas as dúvidas

Grupos prioritários que foram chamados recentemente seguem sendo vacinados nesta terça-feira: pessoas em situação de rua, servidores da Fundação de Ação Social (FAS), aeroportuários, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

Os grupos de pessoas em situação de rua, profissionais de saúde, trabalhadores de farmácias e da FAS têm locais específicos de vacinação: moradores de rua estão sendo imunizados em unidades de acolhimento oficiais e parceiras e na Praça Solidariedade; profissionais de saúde devem se dirigir ao Pavilhão da Cura do Parque Barigui; e os demais, ao ponto de vacinação de referência do distrito sanitário onde está localizada a unidade onde trabalham.

Pessoas que pertencem a outros grupos prioritários e faixas etárias que foram chamados antes pela prefeitura, e que por algum motivo não foram receber a primeira dose, podem procurar o posto de vacinação a qualquer momento.

Para receber a vacina é preciso apresentar documento de identificação com foto e um comprovante de residência com endereço de Curitiba. Também é necessário fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já, pelo site (www.saudeja.curitiba.pr.gov.br) ou pelo aplicativo do celular.

Quantidade de doses x população

Nesta nova remessa, Curitiba recebeu da Secretaria de Estado da Saúde 12.550 doses de primeira aplicação para o grupo de 40 a 59 anos, que na capital é composto por cerca de 500 mil pessoas. A quantidade entregue corresponde a 2,4% do necessário para todo o grupo.

Nessas duas faixas anunciadas, 54 e 53 anos, são cerca de 28.688 pessoas previstas para serem imunizadas em Curitiba, ou seja, a quantidade de vacinas recebidas (12.550) não é suficiente para abrir a vacinação de uma idade completa.

Para poder abrir essas duas novas idades, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba usará todo o estoque destinado ao grupo de comorbidades e ainda um pouco do grupo de profissionais de saúde.  

“É a única forma que temos de avançar com mais uma faixa etária, usando um pouco do estoque de outros grupos, o que obviamente, precisa ser reposto depois”, alerta Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.

Além das doses para a população em geral, a cidade recebeu também imunizantes para primeira doses destinados pela Secretaria estadual da Saúde para os seguintes grupos (e quantidades correspondentes):

Comorbidades: 14.500
População de 40 a 59 anos: 12.550
Professores e profissionais da educação básica: 2.615
Assistência social: 1.550
Ensino superior: 6.310
Trabalhadores da limpeza: 3.140

A SMS lembra ainda que no decorrer desta semana (14 a 18) ocorre a vacinação de 36.800 pessoas de grupos prioritários já agendados para receber a primeira dose. São os seguintes grupos prioritários: pessoas em situação de rua, servidores da Fundação de Ação Social, professores e profissionais da educação básica, aeroportuários, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e professores do ensino superior.

Esses grupos seguem o calendário em andamento de acordo com o estoque de doses.

Vacinação contra a covid-19 para 54 e 53 anos

•    Pessoas com 54 anos completos: terça-feira, 15 de junho 
•    Pessoas com 53 anos completos: quarta-feira, 16 de junho

Vacinação contra a covid-19 para professores

A partir desta terça-feira (15), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba ampliará a vacinação contra covid-19 para professores e trabalhadores da Educação Básica de 36 anos ou mais, tanto da rede pública quanto da rede privada.

Estão sendo contemplados nesta faixa etária, neste momento, apenas professores e trabalhadores da Educação Básica – creches, CMEIs, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Professores e demais trabalhadores das instituições de ensino superior, tanto da rede pública quanto da rede privada, começam a ser vacinados contra a covid-19 nesta terça-feira (15). Neste dia, dentro deste grupo, serão imunizados apenas os profissionais com 50 anos completos ou mais.

Pontos de vacinação contra covid-19 

Das 8h às 17h 

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
3 – Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua  Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra
4 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado
5 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
6 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches
7 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri
8 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
9 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
10 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
11 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
12 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
13 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
14  – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
15 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
16 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
17 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700