Depois de mais de dois anos do início da pandemia da covid-19, Curitiba registrou nesta terça-feira (12) o primeiro dia sem pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) destinadas ao atendimento de casos graves da doença.

“Hoje, Curitiba celebra mais um avanço importante para superarmos a pandemia. Pela primeira vez, em dois anos, não temos pessoas com quadros graves da covid-19 nas nossas UTI’s, reflexo de todo o bom atendimento dos nossos profissionais da Saúde e da massiva vacinação dos curitibanos”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

LEIA TAMBÉM:

>> Feriadão de Páscoa: veja o que abre e fecha em Curitiba nesta semana santa

>> Caminhão arrasta carro na Linha Verde, em Curitiba. Assista ao vídeo

Nos momentos mais críticos da pandemia, a cidade chegou a ter 548 leitos de UTI ativados pelo SUS Curitibano para internamento de pacientes com sintomas respiratórios graves. Curitiba reduziu em 97% a necessidade desses leitos e hoje estão ativos 15, com 0% de ocupação.

Entre os leitos de enfermaria para pacientes com covid-19, atualmente 50 estão ativos, com uma ocupação de 8%. Há 46 leitos vagos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.

Cuidado contínuo

“Para seguirmos nessa melhora contínua, é fundamental que todos tomem as doses de reforço da vacina e, em caso de sintomas, isolem-se imediatamente e procurem os serviços de saúde para agendamento do teste”, destaca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferta a vacina contra a covid-19 (primeiras e segundas doses e doses de reforço) em 30 Unidades de Saúde para quem ainda não compareceu nas datas combinadas.

Em Curitiba, 93,3% da população elegível para receber o imunizante já foi vacinada com ao menos uma dose (87,7% da população total) e 86,9% estão com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única, o que equivale a 81,7% da população total). 

Boletim covid-19

Nesta terça-feira (12), a SMS confirmou 180 novos casos de covid-19 e a morte de morador da cidade, de 82 anos, em decorrência da doença.

Ao todo foram registradas 8.216 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

A SMS lembra que as informações são dinâmicas e todos os óbitos por covid passam por intensa investigação. Assim é possível que o número de mortes notificadas em um dia possa sofrer alteração. 

Novos casos

Com os novos casos confirmados, 418.824 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 410.133 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

A cidade tem atualmente 475 casos ativos, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Números da covid-19 em 12 de abril

180 novos casos confirmados
1 novo óbito (nas últimas 48h)

Números totais

Confirmados – 418.824
Casos ativos – 475
Recuperados – 410.133
Óbitos – 8.216

Pantanal

Guta diz aos pais que não vai se casar com Tadeu

Curitiba e região

Frente fria chegando! Confira a previsão

Loterias

Apostou? Veja o resultado das loterias!

Além da Ilusão

Úrsula afirma a Eugênio que esta grávida