Aconteceu, nesta semana semana, o lançamento das unidades móveis de qualificação profissional de Curitiba. Esta é a primeira estratégia do programa Liceu de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social (FAS Trabalho), para oferecer cursos itinerantes gratuitos a trabalhadores em condição de vulnerabilidade.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A partir do próximo dia 11, carretas e contêineres equipados do Sistema Fiep/Senai funcionarão como salas de aulas teóricas e práticas para três cursos com carga horária de 60 horas: Panificação, Costura Industrial e Mecânica de Motocicletas. Serão 1.200 vagas iniciais, em 20 turmas pela manhã e à tarde, com até 20 alunos em cada uma. De acordo com a demanda, há possibilidade de ampliar a oferta dessas vagas.

As inscrições devem ser feitas pelo site do programa. As matrículas acontecerão nos dias 7 e 8, no local dos cursos – no caso do Boqueirão, na Rua da Cidadania. Os interessados deverão apresentar documento de identidade, CPF e Carteira de Trabalho. As próximas regionais a receber as unidades móveis serão Tatuquara (maio), Bairro Novo (junho), Pinheirinho (julho) e CIC (agosto). Nas demais, as datas estão sendo ajustadas entre a FAS e seus parceiros – a Agência Curitiba/Vale do Pinhão e o Sistema Fiep/Senai.