Em tempos de grave estiagem em todo o Paraná, a expectativa dos curitibanos é para saber quando, finalmente, choverá. A boa notícia, é que nesta semana existe grande possibilidade de a chuva cair na capital, de acordo com dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). As ocorrências deverão ser de terça-feira (12) a quinta-feira (14). Semana também terá temperaturas mais elevadas.

Conforme informações do Simepar, a chance de chover já na terça-feira é de 73%, enquanto na quarta e quinta-feira, a probabilidade chega a 97%. Por conta da estiagem que, de acordo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), atinge o Paraná há dez meses, Curitiba e Região Metropolitana têm enfrentado problemas no abastecimento.

Moradores de diversos bairros estão convivendo com o rodízio constante na distribuição. Por isso, a orientação da Sanepar é para que a população faça o uso racional da água, priorizando a utilização para higiene e alimentação, evitando a lavagem de carros e calçadas neste período.

Em relação às temperaturas na capital paranaense, os próximos dias devem ser mais quentes se comparados à última semana. Na segunda-feira(11), mínima de 10°C e a máxima de 26°C; na terça-feira (12), variação entre 11°C e 25°C; a quarta-feira (13), trará temperaturas entre 14°C e 21°C; na quinta-feira (14), mínima de 14°C e máxima de 18°C;e na sexta-feira (15), haverá variação entre 11°C e 19°C.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?


Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: