O Dia do Soldado vai ser celebrado com diversas atrações na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, nesta sexta-feira (24) e sábado (25). O evento vai ser feito de forma interativa, para possibilitar a participação de pessoas de todas as idades.

Além de exposições fotográficas e de veículos do Exército, os militares também vão promover passeios em blindados e viaturas, demonstrações de cães treinados para o emprego militar. Quem for poderá observar tiros de artilharia por meio de software (simulador), bem como ter a possibilidade de atirar com armas de airsoft. O evento terá ainda oficinas de motores simulando acidentes, pista de cordas, degustação de ração operacional, entre outras atividades.

A abertura, na sexta-feira, teve o hasteamento das bandeiras nacional, de Curitiba e do Paraná e as apresentações das bandas militares e da Banda Lyra. Nos dois dias, as comemorações vão ser feitas das 8h às 17h. Como estrutura de apoio, haverá food trucks e atividades de lazer da Prefeitura, com a participação de crianças que integram o projeto Linhas do Conhecimento. A programação conta ainda com participação do Colégio Militar de Curitiba.

Local histórico

O local do evento foi definido em reunião entre prefeito Rafael Greca e o comandante da 5ª Região Militar. A escolha da praça se deu porque a Rui Barbosa já foi sede do Comando da Artilharia Divisionária da 5a Divisão do Exército.

O Dia do Soldado é celebrado, anualmente, em 25 de agosto. A data faz referência ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. O tema da campanha deste ano é “Soldado do Exército: por você, por todos”.

Alerta de temporal atinge também Curitiba! Há risco de chuva forte, granizo e ventos fortes!