Os permissionários da Feira do Largo da Ordem estão sendo convocados pela Prefeitura de Curitiba para uma ação de recadastramento, que servirá para atualizar informações dos responsáveis pelas barracas e fiscalizar os produtos. São aproximadamente 1.300 permissionários espalhados por quase mil metros de extensão da feira e todos terão de atualizar seus dados.

O último recadastramento aconteceu em 2005. Além de atualizar dados pessoais e endereço residencial, a ação irá fiscalizar se os produtos comercializados correspondem rigorosamente com aqueles inscritos no departamento de feiras de artesanato do Instituto Municipal de Turismo (CTur).

 “Há pessoas que mudaram de endereço, telefone, ou alteraram a forma de produção de seus produtos. Pode haver casos de pessoas cadastradas no Ctur que já faleceram e a barraca está sendo cuidada por filhos ou outras pessoas. Precisamos ter acesso a essas informações”, afirmou a coordenadora de feiras de artesanato do CTur, Marily Pires Lesnau.

A inspeção será realizada por equipes do Ctur, que irão até a residência dos expositores e, caso não encontrem o permissionário, a busca continua aos domingos na própria feirinha do Largo da Ordem. Não há data final para esse processo porque a intenção é chegar a todos os feirantes.

De acordo com a coordenadora, os permissionários que realizaram alterações na forma de produção de seus artefatos, ou mudaram os produtos comercializados sem comunicação prévia ao departamento de feiras de artesanato, serão notificados e terão 5 dias úteis para apresentar justificativa. Na sequência, eles receberão um prazo de 30 dias para se adequar às regras do Ctur.

Feira

A Feira do Largo da Ordem é um dos principais atrativos turísticos de Curitiba. A cada domingo, aproximadamente 21,5 mil pessoas visitam as o local, o que representa um fluxo mensal de quase 90 mil pessoas por mês ou mais de um milhão de visitantes/ano.

Na Feirinha é possível encontrar culinária, artesanato em geral, antiguidades, artes plásticas, além de ser um espaço para apresentações musicais .