Se alguém duvida que a situação continua sendo crítica quando o assunto é emprego, a resposta veio na manhã desta quinta-feira (11): a inauguração de um Max Atacadista em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), levou muita gente a ter esperança de um espaço no mercado de trabalho. Uma longa fila se formou e aproximadamente 3 mil senhas foram entregues para a seleção do Grupo Muffato que vai contratar 250 pessoas.

Ricardo foi o primeiro a chegar na fila, às 8h desta quarta-feira. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.
Ricardo foi o primeiro a chegar na fila, às 8h desta quarta-feira. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

O primeiro a chegar foi Ricardo Kunz, de 35 anos, por volta das 8h de quarta-feira (10). “Eu vim achando que a seletiva começava ontem, mas soube que era na quinta e acabei ficando, afinal já estava aqui e pelo menos seria atendido antes”, comentou ele, que procurava qualquer vaga disponível. “Preguiça de trabalhar eu não tenho não, já fiz até serviço pesado”.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O homem, que é pai de três filhos e está desempregado há 8 meses, enfrenta dificuldades em casa e já teve até que contar com ajuda de familiares. “Coloquei meu carro a venda, porque já não temos mais dinheiro e as contas continuam chegando. Ver teu filho pedir alguma coisa diferente pra comer e não poder dar dói demais”, desabafou Ricardo.

Amizade na fila

Pouco atrás do primeiro da fila, a união de um grupo de pessoas chamava a atenção: nenhum deles era amigo, mas se juntaram, montaram uma barraca e passaram a noite ali. “Eu cheguei por volta das 19h. Trouxe minha barraca menor e uma lona. A gente se uniu, pegamos cadarços dos tênis de cada um e erguemos a lona. Pelo menos não garoou na gente e ficamos abrigados a noite toda”, contou Fátima Alvino, de 44 anos.

Desempregada há um ano, a mulher, que já foi auxiliar administrativo, dividiu espaço com Evelyn Ribeiro, de 26 anos, que já foi caixa de supermercado e está há três anos desempregada, e Luciana de Souza Pereira, de 26, que busca um emprego há seis anos. “A gente até perde a esperança, desanima achando que tem gente que tem mais chance, mas continuamos buscando”, disse Luciana, que trabalhou por último como autônoma.

Evelyn, Fátima e Luciana se juntaram e passaram a noite numa barraca montada entre elas. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.
Evelyn, Fátima e Luciana se juntaram e passaram a noite numa barraca montada entre elas. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Vagas diversas

As vagas disponíveis para o novo mercado na cidade da RMC são para os mais diversos. Vão das funções de liderança, como encarregados e líderes de setor, mas também foram ofertadas oportunidades para operador de caixa, repositor, agente de prevenção, zelador, açougueiro, televendas, ajudante de armazenamento, operador de empilhadeira, auxiliar de estacionamento e balconista.

A maioria das funções não exige experiência, principalmente porque os contratados vão receber treinamento na Uniffato – Universidade Corporativa do Grupo Muffato. Apesar disso, quem tem algum tipo de conhecimento ou experiência anterior, tem um ponto a favor. O Muffato adiantou que é desejável que os candidatos tenham pelo menos o ensino médio e idade mínima de 18 anos. No caso da vaga de operador de empilhadeira, é necessário ter habilitação para operar máquina.

Para a seletiva, a prefeitura de Fazenda Rio Grande destinou o auditório do teatro da cidade para que o atendimento fosse mais rápido. Segundo a secretária de emprego, Ireni Santos, essas pessoas não vão ficar desamparadas. “Outras três grandes empresas vão abrir na cidade, então vamos cadastrar todos e daremos prioridade a quem ficou na fila”.

A seleção dos candidatos que retirarem as senhas vai ser feita pela equipe de Recursos Humanos do Grupo Muffato de 12 a 26 de abril, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Agência do Trabalhador de Fazenda Rio Grande. Todos devem comparecer na data e horário previamente agendados levando currículo e documentos pessoais.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.
Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Lotofácil 1799 sai para duas apostas no Paraná! Sortudos faturaram meio milhão cada!