Um dia depois de informar que haveria um relaxamento no isolamento social de Curitiba, com a orientação para a reabertura de pontos de comércio por decreto que seria publicado em Diário Oficial, o prefeito Rafael Greca (DEM), na tarde desta quinta-feira (16), voltou a pedir para os cidadãos ficarem em casa.

LEIA MAIS: Confira a atualização dos números de casos e mortes em Curitiba

Em vídeo gravado e transmitido pela live diária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sobre o andamento dos casos de coronavírus na capital, Greca afirmou que Curitiba não vai relaxar as regras de combate ao vírus. Segundo ele, a recomendação é para que só os comércios considerados essenciais fiquem abertos. E para que os grupos de pessoas considerados de risco, como os idosos, não saiam de casa. O uso de máscara também será obrigatório para quem estiver na rua.

A declaração de Greca, na quarta-feira (15), havia indicado que Curitiba relaxaria nas medidas de isolamento já a partir de sexta-feira (17), quando os comércios seriam orientados a funcionar segundo normas sanitárias que estão sendo seguidas pelos mercados municipais da Avenida Sete de Setembro, Cajuru e Capão Raso. Porém, nesta quinta, o prefeito veio a público reafirmar as medidas de segurança que já estão sendo tomadas vão continuar valendo. “A vida não voltou ao normal”, disse.

LEIA AINDA – Paraná confirma 29 casos e duas mortes por covid-19

Segundo o prefeito, a prefeitura não está autorizando ou desautorizando que o comércio funcione. “Não liberou geral. Eu não barganho vidas. Há um decreto claro do Paraná e há legislação em Curitiba que seguem recomendações de infectologistas. Por isso, os números da covid parecem satisfatórios, está dando certo. Mas não há testes para todo mundo e a prudência manda que continuemos em alerta máximo”, explicou Greca.

VIU ESSA? – Ratinho Jr reduz o próprio salário e da cúpula do governo durante pandemia

No entanto, os comércios considerados essenciais devem funcionar. Uma resolução publicada nesta quinta-feira, em Diário Oficial, determina que, para abrirem, todos devem respeitar um distanciamento entre as pessoas, no interior dos estabelecimentos, e, também, que todas as pessoas usem máscaras de tecido duplo em via pública e dentro dos comércios. “Pode ser aquela feita por você mesmo ou comprada”, afirmou Greca. Além disso, o oferecimento de álcool gel é obrigatório nos estabelecimentos.

Recomendações à população

As novas medidas não alteram as recomendações do município sobre o funcionamento de serviços e comércio na cidade, que estão contempladas no decreto 470. As principais recomendações são:

– Fica obrigatório o uso de máscara pela população, em geral, nos espaços abertos ao público, ou de uso coletivo, inclusive os comerciais.

– Poderão ser usadas máscaras de confecção caseira, conforme as orientações do Ministério da Saúde e os protocolos da Secretaria Municipal da Saúde.

– São considerados também espaços de uso coletivo os veículos de transporte público coletivo, de taxi e transporte remunerado privado individual de passageiros.

As regras de abertura de comércio não se aplicam a shopping centers, galerias e centros comerciais, academias e centros de esportes em geral – que estão contemplados em decretos do governo do Estado (4230, de  16/03/20, e 4311, de 20/03/20).

Veja o que foi publicado no Diário Oficial

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: