Uma nova assembleia com os funcionários da montadora Renault foi marcada para esta quinta-feira (19), a partir das 14h, em frente ao complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba. Em greve desde o último dia 6 de maio, os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa, que pediu nova mesa de negociações para tentar acabar com o movimento.

De acordo com o sindicato dos trabalhadores, a paralisação na linha de produção é uma resposta à proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR-2022/23), afetada pelos ajustes da montadora nas bases de um acordo firmado em 2020.

+ Leia também: Guarda Municipal de Curitiba começa a patrulhar com minicarros elétricos

Ainda de acordo com o SMC, a greve também é motivada pelos cerca de 2 mil desligamentos realizados pelo Plano de Demissão Voluntária (PDV) em 2020. De acordo com o Sindicato, “mesmo atingindo a difícil meta estipulada em 198 mil automóveis neste ano, o valor total projetado da PLR (R$ 15.400,00 por trabalhador) está fora da realidade de negócio da empresa, que aumentou o preço do carro em mais de 30% em dois anos.

O presidente do SMC, Sérgio Butka, falou sobre a nova assembleia. “Começamos a negociação hoje (quarta) e se até a assembleia de amanhã não tivermos uma proposta viável, só voltaremos a nos reunir na segunda-feira”, disse. “Esperamos o bom senso da empresa. Que aquela luzinha tenha clareado e mostre que sem um bom acordo, que recomponha o poder aquisitivo dos salários, não adianta. A ressurreição da empresa não se dará pela sustentabilidade e competitividade, mas sim pelo bem estar dos trabalhadores”.

+ Veja também: Procura por exames da covid-19 em Curitiba cresce três vezes em 15 dias

Butka acusou a empresa de tentar desmobilizar a categoria, tentando fazer com que ônibus fretados levassem trabalhadores para dentro da montadora. Aproveitou também para criticar os governos estadual e federal, além de recomendar um voto “melhor” nas eleições deste ano para evitar situações como essa.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.