Retroescavadeiras e tratores começaram nesta sexta-feira (17) a demolir a estrutura do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), que fica no município de Pinhais, região metropolitana. O início dos trabalhos, previsto pelo cronograma das obras de construção de um bairro planejado no mesmo local, foi marcado pelo protesto de algumas pessoas que lutam na Justiça para evitar o fechamento da referência pro automobilismo local.

+ Leia também: Fim do AIC marca início simbólico de bairro projetado em parceria com Jaime Lerner

Um homem chegou a entrar na frente das máquinas para impedir a escadeira de destruir o asfalto do Autódromo de Curitiba por onde correram os maiores pilotos do automobilismo brasileiro. “Vou entrar dentro da máquina. Tô aqui, vou entrar na máquina e ele tá passando por cima de mim, vai me matar?, tô aqui”, diz um áudio do momento da confusão entre um homem e o condutor de um trator.

"Máquinas na pista", não aquelas que as curvas do AIC costumavam ver, estão começando a demolição do autódromo.
“Máquinas na pista”, não aquelas que as curvas do AIC costumavam ver, estão começando a demolição do autódromo. Foto: Reprodução/Twitter @gasly.

Veja o vídeo!

No local será construído um bairro planejado – idealizado em parceria com o escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, morto em maio deste ano (que faria aniversário nesta sexta), com estruturas comerciais, residenciais e de lazer. O projeto prevê a inauguração do novo bairro em 2025.

+ Leia mais: Vacinação na Ouvidor Pardinho tem fila. Quem pode ser imunizado em Curitiba hoje

Uma decisão da juíza Rita Borges e Area Leão Monteiro, da Vara da Fazenda Pública de Pinhais, determinou o tombamento histórico provisório do AIC após ação pública impetrada contra a Prefeitura Municipal. A decisão proíbe a continuidade da obra até que o município se pronuncie.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da empresa Bairru Empreendimentos, responsável pelo projeto Bairru Parc. Ela afirma que a construtora ainda não foi notificada oficialmente e aguarda isto para se pronunciar.

Uma petição pública foi criada para tentar pressionar os proprietários do espaço a não tocar com o projeto, mas o fim do espaço de corridas é definitivo e iminente.

Máquinas começaram a destruição do autódromo justamente na última curva antes do retão.
Máquinas começaram a destruição do autódromo justamente na última curva antes do retão. Foto: Reprodução/Twitter @gasly.