Em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, metade de toda a iluminação convencional será substituída, até o fim do ano, por lâmpada de LED, modelo mais eficiente em luminosidade e em durabilidade.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com a prefeitura do município, a substituição já das lâmpadas já começou e, ao todo, 8 mil pontos ganharão iluminação com LED até o final do processo. Os estudos para a implantação de outros pontos com LED já iniciaram e serão instalados quando for efetivada nova licitação de aquisição de mais luminárias LED.

+Leia também: Curitiba registra primeiro caso de febre amarela do ano; saiba como se prevenir!

Mudança gradual

O trabalho de iluminação com lâmpadas de LED será realizado por etapas. Segundo o Departamento de Iluminação Pública, mais de 700 pontos de diversos cantos da cidade já receberam as novas lâmpadas. No Fazenda Velha, foram contemplados trechos das ruas: Agrimensor Carlos Hasselmann, Alberto Karas, Alexandre Wisocki, Daniel Sobânia, Doutor Odilon Carrano, Dionizio Grabowski, Francisco Dranka, Otávio Galize, Laurentino Vidal Ozório, José Huttner, Virgílio Alves Pinto, Zdenko Gayer e Avenida Nossa Senhora Dos Remédios (além de um trecho no Boqueirão).

No Campina da Barra, já contam com iluminação de LED trechos das ruas: Begônia, Jardineira, Lótus, das Flores e Minas Gerais (além do trecho no Costeira). No Costeira, as ruas Presidente Costa e Silva, Carlos Vicente Zapxon, Francisco Raksa Júnior, Maranhão (além do trecho no Iguaçu) também já estão com iluminação em LED. No Centro, os pontos com LED estão na Coronel João Antonio Xavier, Victor do Amaral e na Heitor Alves Guimarães. No Cachoeira, a rua Ceará e a Guanabara também estão na lista de locais que receberam troca de lâmpada. No Sabiá/Tindiquera, a rua Marcelino Jasinski já foi contemplada com nova iluminação. No Capela Velha, já há LED na rua Gralha Azul e Avenida das Cerejeiras.

Em meio ao agito do Carnaval, estrada leva a reduto de tranquilidade