O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) promove a partir deste sábado (30), das 8h às 17h, um mutirão para emissão de carteiras de identidade. A ação ocorrerá em Curitiba, na sede do Instituto, localizada na Rua José Loureiro, nº 540, no Centro. O mutirão se repete nos três próximos sábados – 7, 14 e 21 de maio. Em cada edição, serão atendidas 175 pessoas mediante agendamento online e 25 pessoas com atendimento prioritário, que não precisam ser marcados previamente.

Para se cadastrar e participar do mutirão, os interessados devem entrar no site da instituição (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br), a partir das 9h da terça-feira que antecede o mutirão do sábado em que a pessoa deseja comparecer.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Marcus Michelotto, o mutirão tem como objetivo amenizar a alta procura e a dificuldade que algumas pessoas têm em conseguir um atendimento em dias úteis.

Catorze funcionários vão atender a população. É necessária a apresentação de documentação e o pagamento das taxas. A primeira via da carteira de identidade é isenta de pagamento, a segunda custa R$ 26,63 e, se tiver necessidade de retificação nos dados, é cobrado o valor de R$ 31,07.

Documentos

Os solteiros precisam levar a certidão de nascimento original (em bom estado) ou fotocópia autenticada. Os casados devem comparecer com a certidão de casamento original (em bom estado) ou fotocópia autenticada. Caso seja divorciado ou separado, certidão de casamento original ou fotocópia autenticada, juntamente com a averbação da união. Se o cidadão quiser que o CPF conste na cédula de identidade, deve levar o documento original.