Som alto e risco aos frequentadores motivaram a interdição do “3839 Bar e Danceteria”, mais conhecido como “Clube Dançante Flicks”. O fechamento da casa noturna na Avenida Visconde de Guarapuava foi determinado pelo juízo da 13.ª Vara Cível de Curitiba, com base em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba.

O juiz que determinou a interdição declarou que a decisão foi necessária para evitar tragédias como a que vitimou centenas de pessoas em incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS). O estabelecimento deve permanecer fechado até que o proprietário apresente a licença do município e preencha todos os requisitos de segurança exigíveis. Caso descumpra a decisão, a multa diária será de R$ 10 mil.

Alívio

A decisão é um alívio para alguns moradores da região. Ruth Gotti mora em prédio próximo à Flicks há 40 anos. Ela conta que o lugar mudou de dono várias vezes, mas o som alto continuam incomodando a vizinhança. “Reclamo há 40 anos. Já foi feito abaixo-assinado pelos moradores, mas nunca resolveu. Espero que feche e façam alguma coisa diferente no lugar”, opina.

O porteiro Hélio de Oliveira Quadros mora há sete meses num prédio na Rua Nunes Machado, próximo à Flicks. Mesmo assim, não aguenta mais o barulho da boate. “Até vidro já quebrou na minha casa por causa do som”, revela. Dormir é quase impossível, pois as noites da casa noturna vão até quase 6h da manhã. “Quero mais é que fechem mesmo”, desabafa. O gari Osvaldo de Santos Oliveira faz a limpeza em frente à Flicks todos os dias no período da tarde. Para ele, o fechamento da boate também é um alívio. “Está sempre bem bagunçado aqui”.

Danos

A ação aponta que a danceteria desenvolve atividade danosa à sociedade por causa da poluição sonora, além de não ter alvará para seu ramo de atividade. A promotoria alega ainda que o local não atende às exigências do Corpo de Bombeiros e, apesar de notificado pela Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis, continuou funcionando. No Flicks e nos telefones disponíveis, nenhum responsável foi encontrado.