A 2.ª etapa dos Jogos da Aventura e Natureza (JANS) ocorre no Litoral do Paraná neste fim de semana, entre os dias 5 e 7 de novembro. As cidades que recebem os atletas são Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba. Nesta etapa, serão disputadas seis modalidades: bodyboarding, parapente, beach tênnis, aquathlon, corrida de aventura e ciclismo.

Segundo Tiago Campos, diretor de Inovação, Incentivo e Fomento ao Esporte, é possível esperar competições muito boas, com modalidades bastante visuais que movimentarão o litoral paranaense. “O que é muito legal, porque teremos modalidades de água (bodyboarding), de ar (parapente) e de terra (ciclismo), mas também competições de água e terra, como aquathlon e corrida de aventura. Todas as seis modalidades são destaques.”, explica o diretor. 

+ Leia mais: Risco de acidentes aéreos como o de Marília Mendonça é baixo, diz especialista

Somando primeira e segunda etapa, os JANS ofereceram cerca de 30 modalidades para a comunidade e esperam reunir cerca de 3 mil atletas no litoral do estado. 

Retorno de modalidades  

O presidente da Federação Paranaense de Bobyboarding, Luis Renato Angelis, se mostrou muito motivado com a competição. “O circuito paranaense de bodyboarding voltou com força total em 2021, após um ano e meio sem competições no Paraná. A primeira etapa foi realizada em Outubro no Festival Radical e agora teremos a segunda etapa”, comemorou.

Serão 10 categorias entre feminino e masculino, desde os sub-12, passando pelo iniciante, sub-18, categoria open master e a estreia da categoria Legends, acima de 45 anos. O evento vai contar com atletas dos três estados do sul do país.

+ Veja essa: Bazar de produtos da Receita neste domingo, em Curitiba, tem Iphone e outros itens a preço baixo

O ciclismo de estrada é a grande novidade desta etapa dos JANS no litoral. A diretora técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Monica Braga, destacou que “serão dois tipos de provas. Contra o relógio individual, onde larga um ciclista a cada minuto, e eles correm pelo próprio tempo, com o mais rápido de cada categoria vencendo. E a outra prova é a de estrada, onde largam pelotões em cada categoria. Tudo no ciclismo de estrada é tempo, então teremos muita velocidade nas disputas“. 

Sobre a primeira etapa

A primeira etapa dos JANS foi sediada em sete cidades do litoral paranaense: Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Paranaguá, Morretes e Antonina. 

Dentre as modalidades praticadas, destacaram-se a canoagem riverside cross, disputada em Morretes. Primeira vez que a competição ocorreu em solo brasileiro, o esporte reuniu cerca de 70 atletas no Rio Nhundiaquara, local da prova.

Além desta, também foram praticadas outras 10 modalidades na primeira fase: beach soccer, patinação inline marathon, BMX freestyle, cross games, futebol das estrelas, surf, vôlei de praia, handbeach, skate e vela.

A primeira edição dos JANS ocorreu em 2019 e se destacou por ser um projeto inovador que uniu prática esportiva, turismo e natureza em um evento itinerante, que beneficiou a população paranaense tanto esportiva quanto economicamente. Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte.

Nova novela

Conheça o elenco principal de “Poliana Moça”

Capítulos finais

O que vai acontecer no final de Um Lugar ao Sol?

Além da Ilusão

Lyra afirma que Isadora não ama seu noivo

Confira!

John Wick 2 e mais filmes e séries chegam nesta semana na Netflix