Você já parou para pensar o quanto paga de imposto toda vez que compra alguma coisa? De uma bala a um eletrodoméstico ou uma roupa, boa parte do valor que a gente desembolsa vai para a arrecadação de impostos. Foi pensando nisso que a brMalls, maior empresa do setor de shopping da América Latina, resolveu participar do movimento do Dia Livre de Impostos, o DLI, nesta quinta-feira (30). Na capital paranaense, o Shopping Curitiba vai vender produtos sem imposto.

A data busca conscientizar e mobilizar consumidores sobre a alta carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo, e que impacta no crescimento econômico do país. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL.

Nesta quinta-feira, os produtos com descontos referentes a carga tributária vão ser encontrados no Shopping Curitiba. “A data tem se tornado um evento cada vez mais reconhecido pelo consumidor ano a ano. Além da conscientização da alta carga tributária, nossos clientes podem comprar produtos com valores atrativos e nossos lojistas ganham com o aumento de fluxo e de vendas”, comenta Maria Fernanda Paoli, Diretora de Marketing da brMalls.

+Leia também: Bela’s Bakery abre seu primeiro quiosque em shopping de Curitiba

Empresas de vários setores do varejo vão comercializar produtos descontando o valor dos impostos, que normalmente já está embutido na mercadoria. O objetivo é mostrar, de forma clara, aos clientes como os impostos que incidem sobre as mercadorias e serviços muitas vezes representam grande parte do preço dos produtos.

“Queremos mostrar para a população como as taxas são altas e o retorno dos tributos arrecadados na sociedade é baixo. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14° que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, afirma Lucas Pitta, Coordenador da CDL Jovem Nacional.

É importante destacar que o desconto, no entanto, não representa uma sonegação de impostos. No DLI é o empresário que arca com os custos da taxação sem repassar aos consumidores. No site da campanha Dia Livre de Impostos  é possível conferir os lojistas que estão participando do movimento.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Restaurantes vão dar lanche em dobro no Dia Mundial do Hambúrguer