O sábado (20) começou movimentado na região central de Curitiba, onde milhares de pessoas se reuniram desde cedo para a 25ª edição da Marcha para Jesus. A caminhada alterou o trânsito e também provocou mudanças no trajeto de ônibus que circulam pela região. Cerca de 150 mil participantes.

Por causa do evento, a Rua Conselheiro Laurindo, no cruzamento com a Travessa Alfredo Bufren, ficou bloqueada. As interdições foram até as ruas José Loureiro e Benjamin Constant.Também já há bloqueio feito pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) nos cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com Amintas de Barros e da Rua XV de Novembro com Tibagi.

A saída – em direção à praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico – estava marcada para as 10h, mas começou pouco antes das 10h30.

Neste início da caminhada, os bloqueios estavam nos cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com Benjamin Constant e na Avenida Marechal Deodoro com Rua Tibagi.

A concentração da marcha ocorreu na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, onde nem a chuva fina atrapalha a disposição dos fiéis.

Bloqueios

A marcha seguiu pela Ruas Conselheiro Laurindo, avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto, Praça Tiradentes, Rua Barão do Serro Azul e Avenida Cândido de Abreu, até chegar à Praça Nossa Senhora da Salete. Essas ruas e avenidas ficaram totalmente bloqueadas para trânsito.

Segundo a Setran, todos os trechos bloqueados foram liberados normalmente para tráfego tão logo os fiéis passaram. A Marcha para Jesus acabou por volta das 15h.

Transporte público

Mais de 50 linhas de ônibus do transporte coletivo de Curitiba tiveram seus percursos temporariamente alterados também. As estações-tubo em frente ao Shopping Mueller, na Avenida Cândido de Abreu, serão desativadas entre 10h e 12h, período em que deixam de parar ali os ligeirinhos da linha Bairro Alto/Santa Felicidade.

Das 10h às 13h, os ligeirinhos da linha CIC/Cabral param na estação-tubo do Círculo Militar e os tubos da Estação Fontana ficam desativados.Também das 10h às 13h, usuários da Linha Direta Santa Cândida/Pinheirinho encontram as estações-tubo Fontana desativadas.

Das 8h às 13h, as estações-tubo da Praça Tiradentes e da Travessa Nestor de Castro, onde param os ligeirinhos Pinhais/Campo Comprido, vão ficar fora de operação.

De acordo com a Urbs, a marcha vai provocar alterações nos trajetos dos ônibus da linha direta – os ligeirinhos Boqueirão/Centro Cívico; Sítio Cercado; Bairro Alto/Santa Felicidade; Santa Cândida/Pinheirinho; Pinhais/Campo Comprido; CIC/Cabral e Inter 2.

Além da Linha Turismo, do Interbairros 1, e Circular Centro, mudam seus trajetos mais de 30 linhas convencionais que circulam pela região central.