Fazendo Rio Grande foi palco de uma história triste na manhã de ontem, que deixou cinco jovens órfãos de pai e mãe em apenas duas horas. Enquanto os filhos choravam a morte da mãe, brutalmente assassinada com cinco facadas, o pai se enforcava a dez quilômetros do local onde o homicídio aconteceu.

Os filhos tentavam entender como uma briga de casal, envolvendo imóveis, acabou em tragédia. José Vieira Flaidok, 52 anos, e Vilma Ramos Flaidok, 46 anos, tinham uma audiência da separação agendada para ontem e na noite anterior tiveram uma discussão muito séria, segundo repassado à polícia, com agressão física. Ela queria ficar com um determinado imóvel do casal, mas José ofertava outro, e a falta de acordo virou motivo da discórdia. Pela manhã, Vilma decidiu fazer mais um boletim de ocorrência com base na lei Maria da Penha – ela já havia feito outros registros contra o ex-marido – mas foi atacada no ponto de ônibus. “Ela estava indo à delegacia registrar o boletim, mas ele estava bastante alterado e não deu tempo de ela chegar”, conta Valdir Ferreira, superintendente da delegacia de Fazenda Rio Grande.

Por volta das 7h30, José não se intimidou com os vizinhos que circulavam pela rua e esfaqueou a mulher dez vezes. Vilma morreu ali, há poucos metros de casa. Os filhos quando ouviram o burburinho correram para a via e deram de cara com a mãe já sem vida. Foram retirados do local pela própria polícia e enquanto acompanhavam o Instituto Médico Legal (IML) recolher o corpo, foram informados da morte do pai.

José se enforcou em uma árvore a dez quilômetros do local onde matou a ex-esposa, por volta das 9h30. Assim que matou a Vilma, José fugiu em seu carro, um Corsa placas AKE-0903, e invadiu uma propriedade rural na Estrada do Passo Amarelo. Depois de deixar o veículo a um quilômetro da porteira de entrada da fazenda, José andou mais 500 metros, em meio a uma plantação de soja encontrou algumas árvores e com os fios do som do seu carro se enforcou. Os filhos de José chegaram a ir até o local, mas se recusaram a ver o pai naquele estado ou tomá-los os braços, assim como tinham feito com a mãe quando a encontraram na rua.

Marco Charneski
… José se enforcava em plantação a 10 quilômetros de distância.