O médico da UPA do Boqueirão Jamal Munir Bark, de 59 anos, diagnosticado com novo coronavírus e internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Marcelino Champagnat desde o dia 20 de março, segue melhorando. Segundo informações da secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, divulgadas na tarde desta quarta-feira (22), durante a live com o boletim diário da Secretaria Municipal de Saúde, o médico deve deixar a UTI e ser transferido para um quarto do hospital nesta quarta ou quinta-feira (23).

LEIA MAIS – Na contramão de projeções, Curitiba é destaque entre as capitais no combate ao coronavírus

Já conversando, Jamal até fez um pedido inusitado para a equipe médica, como conta a secretária.“Ele deve estar saindo hoje ou amanhã para o quarto, ele está bem. Ele quis coca-cola. Foi dado coca-cola. Está no direito, embora ele seja um diabético. Espero que tenham dado coca diet ou zero. Mas enfim, sentir um gostinho, é bom a gente retomar algumas coisas depois de um longo internamento”, revelou Márcia.

Em um longo tratamento contra a covid-19, Jamal passou a respirar sem a ajuda de aparelhos por volta do dia 13 de abril. O médico foi um dos primeiros casos graves na capital paranaense e despertou enorme preocupação com seu estado, por parte da população e de seus colegas da comunidade médica.

Prevenção

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: